Diferença de Água Pura e Água Potável

Existe uma pequena diferença entre a água que bebemos, chamada água potável, para a água totalmente pura.

A água potável não contém substâncias nocivas à saúde, tanto dos seres humanos quanto dos outros seres vivos. Porém, existem vários minerais que estão diluídos nela, como o flúor, o cloro, o cálcio e o magnésio, dentre outros elementos químicos aplicados pelas companhias de saneamento para a retirada das impurezas, como terra, substâncias nocivas e bactérias.

Já a água pura não possui nenhuma substância em sua composição, além de hidrogênio e oxigênio. É muito utilizada em usinas para refrigeração e produção de energia elétrica. Ao contrário da água potável, não é encontrada na natureza. Para obter a água pura é preciso que ela passe por um processo de destilação.

Vale ressaltar que a água pura não é própria para o consumo, tanto humano quanto animal ou vegetal, por não possuir os sais minerais que são necessários aos seres vivos.

Esta é a diferença!

Resumindo a diferença: Água pura é formada apenas por moléculas de H2O, ou seja, é totalmente livre de outros tipos de substâncias.

Características da água pura: ponto de fusão (derrete, funde) = 0ºC e ponto de ebulição (ferve) = 100ºC, a 1 atmosfera de pressão e densidade = 1 g/cm3 (um grama de água ocupa um volume de 1 cm3).

As substâncias puras são formadas por substâncias de um tipo só. Elas têm ponto de fusão e de ebulição constantes.

E, a água é considerada um solvente universal porque dissolve a maioria das substâncias. Dissolver = formar solução ou formar uma mistura homogênea.

Na solução aquosa, o solvente é a água, e o soluto (substância que está dissolvida) geralmente é um composto iônico. O composto iônico (ou substância iônica) é formado por íons (cátions e ânions). Por exemplo: (cloreto de potássio K+ Cl- / nitrato de sódio Na+ NO3- ).

E é aí que entra a água potável. A água potável é a água que ingerimos, é a água própria para o consumo, que possui outras substâncias ou elementos além do H2O, como íons (Na+, K+ , Cl-) e alguns sais, fatores que são essenciais para o funcionamento correto do organismo dos seres vivos.